O encontro foi realizado pela Secretaria de Assistência Social do Ipojuca e reuniu cerca de quinhentas pessoas. Os integrantes do programa ‘Idoso mais do que feliz’ do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município participaram do evento. Logo cedo, às 7h, eles se concentraram na frente da Caixa Econômica Federal, na Avenida Francisco Alves de Souza, no centro. Vestidos de branco, os idosos seguiram em caminhada até o prédio da Prefeitura Municipal, na Rua Coronel João Souza Leão.
O evento fez parte da programação em comemoração ao “Dia Internacional da Pessoa Idosa”, celebrado em 1º de outubro, e teve como objetivo promover a interação social e a valorização do idoso na sociedade.
A caminhada também quis chamar a atenção para os trabalhos de instituições que atuam na proteção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa.
Muita gente parou para assistir, filmar e tirar fotos.
Além da caminhada, serão realizadas durante a semana atividades voltadas para o lazer e a interação dos idosos.
Dados
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra a tendência de envelhecimento do país. Foram ouvidas 362.555 pessoas em 1.100 municípios.
O número de pessoas no Brasil acima de 60 anos (definição de “idosos” dentro da pesquisa) cresceu: de 12,6% da população, em 2012, para 13% em 2013 – o que representa quase 30 milhões de idosos no país.
A região com mais idosos ainda é a Sul, onde eles chegaram a 14,4% do total. O Norte tem menos, com 8,8% de idosos.
Projeções
Um terço da população brasileira será formada por pessoas com 60 anos ou mais em 2060. Serão 73,5 milhões entre os 218,1 milhões habitantes do país. Em 2045, a população brasileira já começará a diminuir, segundo as projeções do IBGE.
Foto: Marly Ribeiro / Secom
Faça um comentário