Atenta à todas as áreas preventivas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última semana, uma palestra sobre conscientização do tabagismo. A ação, que teve como objetivo alertar os funcionários sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao cigarro, ocorreu na empresa Movecta, em Suape. Participaram a coordenadora do programa de tabagismo, Thaís Lins, a Psicóloga Ana Vera, e o educador físico, Iranilson José.
A campanha global criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987, vem até hoje alertando as pessoas quais os malefícios que o tabagismo pode causar. Entre eles, foram citados na palestra doenças como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. Além da manhã de bastante informação, também foram realizadas atividades físicas para estimular a saúde dos funcionários. “Ações como esta, de promoção à saúde, são de extrema importância para conscientizar a população sobre o tabagismo e suas repercussões na saúde, sendo uma delas a principal causa de câncer de pulmão. Foi um dia bastante esclarecedor. Parabéns a todos envolvidos”, disse a diretora da atenção primária, Juliana Rozal.
“Nunca é tarde para alertar sobre uma das doenças que mais matam no país, considerada uma pandemia, sendo a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir enfermidades como a gripe e a tuberculose, principalmente, as cardiovasculares, respiratórias e câncer, o que explica porquê 10% dos fumantes chegam a ter 20 anos de expectativa de vida a menos. Realizar ações como esta que alertam as pessoas de males que muitas vezes elas não sabem é sempre importante. Como profissionais da área de saúde, esse é nosso dever”, relatou a secretária de saúde, Manúcia Medeiros.
Crédito das fotos: Divulgação
Faça um comentário