Aulas de balé, artes marciais, inglês, conversação, laboratório de informática, biblioteca, atendimento do Bolsa Família, oficinas de artesanato. Essas são algumas das atividades oferecidas pela Academia de Promoção e Inclusão Social (Apis), inaugurada pela Prefeitura do Ipojuca, no último mês de agosto, na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas. O espaço de inclusão e cidadania para crianças, jovens e adultos está em funcionamento, respeitando as restrições do decreto Municipal, e garantindo oportunidade para os moradores do entorno.
“Nos adaptamos aos protocolos de saúde, mas já estamos atuando. O espaço foi construído para propiciar inclusão em todas as suas formas, pois essa é a nossa principal meta, permitindo que a comunidade seja inserida nessas ações de cidadania”, destacou a secretária de Assistência Social do Ipojuca, Anne Banja. Entre as ações, a Apis está oferecendo aulas de conservação em inglês para trabalhadores informais que vivem do turismo e que receberam o Benefício Eventual Municipal (BEM). O objetivo é a melhoria do atendimento aos turistas.
Já para as crianças, as aulas de balé e artes marciais garantem um estímulo. “Aqui eu posso ser eu mesma e aprender um monte de coisas”, observou Patrícia Sales, de 10 anos, que iniciou as aulas da dança clássica. “Muito importante um espaço como esse onde elas podem se desenvolver e até mesmo objetivar um futuro na profissão. Várias das minhas alunas, que começaram crianças, hoje são monitoras e trabalham na área”, destacou a professora de balé, Tia Neca, que ensina a arte há mais de 30 anos.
Atendimento – Atualmente, o horário de funcionamento do equipamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h. A Apis funciona na Rua Adolfo Bezerra de Menezes, n°100, Salinas. Para mais informações, o cidadão pode procurar a própria coordenação do espaço.
crédito das fotos: Wilderson Pimentel / Secom Ipojuca
Faça um comentário