Dezenove novos agentes de combate às endemias receberam na manhã desta quarta-feira (4) certificados do curso de qualificação profissional. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, no centro de Ipojuca, e contou com a participação da prefeita Célia Sales, de sua vice, Patrícia de Leno, da secretária de saúde do município, Adelaide Caldas, da diretora da vigilância de saúde, Juliana Serafim, entre outras autoridades políticas.
O curso de formação profissional, promovido pela Secretaria de Saúde, foi oferecido para agentes contratados no mês de setembro, e teve a duração de 40 horas. Os treinamentos foram de ações de combate para prevenir arboviroses, esquistossomose, entre outras endemias.
“O curso visou a qualificação profissional dos agentes e cumpriu papel fundamental no desenvolvimento de cada um, que ficaram aptos a trabalhar em suas áreas”, pontuou a diretora da vigilância de saúde, Juliana Serafim.
Durante o evento, ainda houve uma homenagem ao Dia do Agente de Combate às Endemias, celebrado nacionalmente em 4 de outubro. Teve confraternização com muita diversão e interação entre os agentes – que são figuras importantes no processo de prevenção à doenças.
A tarde, ainda houve palestras motivacionais e oficinas de integração.
Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias
O Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias em 4 de outubro de cada ano é uma comemoração do Brasil que foi instituída pela Lei Nº 13.059 de 22 de dezembro de 2014.
O Agente de Combate às Endemias (ACE) tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão do gestor de cada ente federado. Ou seja, esse profissional deve atuar nas ruas de uma comunidade prevenindo e ajudando a combater doenças que possam causar epidemia, cujas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, malária, entre outras.
Dentre as funções de um Agente de Combate às Endemias estão:
– Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos;
– Inspeções cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados;
– Aplicação de inseticidas;
– Orientações sobre a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas;
– Recenseamento de animais.
Foto: Wilderson Pimentel / Secom
Faça um comentário