Mulheres na ciência: projeto leva alunas da rede municipal ao universo da tecnologia

Teve início nesta terça-feira (08) o projeto Engenheiras do Amanhã, uma ação inovadora e transformadora voltada exclusivamente para alunas da rede municipal de ensino. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Ipojuca.

Após um processo seletivo que envolveu a indicação das gestões escolares e entrevistas, 20 meninas dos 8º e 9º anos foram escolhidas para participar da formação, realizada no laboratório do IFPE. Durante todo o mês de julho, elas terão a oportunidade de aprender na prática conteúdos voltados à ciência, tecnologia, engenharia e inovação.

A abertura oficial contou com a presença do gerente de Tecnologia Educacional, Ítalo Melo, e do diretor de Desenvolvimento do Ensino, Gutemberg Nascimento, ambos da Secretaria de Educação do Ipojuca. Para Ítalo, o programa tem um valor simbólico e pedagógico muito importante.

“É inspirador ver essas meninas, durante as férias, buscando conhecimento em áreas muitas vezes ocupadas majoritariamente por homens. Elas estão descobrindo novas possibilidades e se fortalecendo como futuras protagonistas na ciência e na tecnologia. Nosso papel é apoiar e estimular esse caminho”, destacou.

Uma das participantes é Esther Micaelly, estudante da Escola Municipal Padre Pedro de Souza Leão, do distrito de Nossa Senhora do Ó. Animada com a experiência, ela falou sobre a importância do programa para sua formação. “Está sendo incrível. Isso está abrindo minha mente. Quero seguir na área de tecnologia no futuro”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Valentina Nascimento, o objetivo da ação é despertar vocações nas áreas de exatas e reduzir as barreiras de gênero nesses espaços. “Queremos mostrar que a tecnologia também é lugar de mulher. Elas têm talento e precisam de oportunidades como essa para se desenvolverem desde cedo”, afirmou.

Durante o curso, as estudantes participarão de aulas teóricas e práticas em um ambiente colaborativo e inspirador, utilizando um aparato tecnológico avançado. A proposta é unir aprendizado e criatividade, promovendo a inclusão e o protagonismo feminino no universo da ciência.

Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support