O município de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, foi palco da maior competição de base do surfe nacional: o CBSurf Surf de Base 2025. Realizado na Praia do Borete, em Porto de Galinhas. O campeonato reuniu 248 atletas de até 18 anos, representantes de 15 federações estaduais, e se consolidou como um marco para o esporte e para o turismo local.
Organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o torneio teve duração de nove dias, encerrando-se no último domingo (11 de maio). A competição serviu como seletiva oficial para o Mundial Júnior da International Surfing Association (ISA), nas categorias sub-16 e sub-18, além de contar com disputas nas categorias sub-12 e sub-14.
O encerramento da competição, que coincidiu com o Dia das Mães, foi marcado por emoção, espírito esportivo e condições ideais no mar. O último dia apresentou o melhor cenário da janela de competição: mar liso, tubos, ondas abrindo, vento terral e muito sol — proporcionando o ambiente perfeito para as finais e uma verdadeira celebração do surfe brasileiro.
Ao todo, foram realizadas 241 baterias, com a coroação de oito novos campeões brasileiros da base e a definição da federação campeã nacional. As finais iniciaram às 7h com a categoria Sub-12 Feminino e se estenderam até a decisão da Sub-18 Masculino, totalizando oito finais decisivas em um único dia.
A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceria com a Federação Pernambucana de Surf (FEPESurf), em parceria com a Prefeitura de Ipojuca, através da Secretaria Especial de Esportes de Ipojuca.
Foto: Deyvid França