Ipojuca sedia edição itinerante do Forap com foco na inserção de jovens no mercado de trabalho

O município de Ipojuca sediou, na manhã desta terça-feira (13), a primeira edição de 2025 do Forap Itinerante – encontro promovido pelo Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap). O evento aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, no Centro do Município, e foi conduzido pela Auditoria Fiscal do Trabalho, reunindo representantes de empresas, gestores públicos e instituições formadoras da região.

A iniciativa tem como objetivo orientar empresas sobre o cumprimento das cotas de aprendizagem profissional, apresentar a legislação vigente e fomentar a criação de oportunidades de qualificação para jovens aprendizes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Ao todo, representantes de 200 estabelecimentos foram notificados para participar, incluindo empresas dos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada e Sirinhaém.

“É com alegria que realizamos o primeiro Forap Itinerante de 2025 em Ipojuca. Discutimos a importância das empresas cumprirem sua cota de aprendizagem para contratar jovens, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade, dando prioridade aos jovens do município. Essa é uma forma de combater o trabalho infantil, manter os jovens na escola e qualificá-los dentro das empresas que os contratam”, destacou a Auditora Fiscal do Trabalho, Simone Brasil.

A procuradora do Trabalho de Pernambuco, Jailda Pinto, reforçou o papel dos municípios no fortalecimento da política pública de aprendizagem. “Reunimos aqui em Ipojuca não só empresas que devem cumprir a cota de aprendizagem, a partir de sete colaboradores, mas reunimos os municípios da região, conclamando que eles criem, em seus territórios, leis municipais de fomento à aprendizagem”, afirmou.

Entre as autoridades presentes, a deputada estadual e primeira-dama do município, Simone Santana também participou do evento e ressaltou a importância da retomada de políticas públicas voltadas à juventude. “Tivemos experiências exitosas em gestões passadas no município de Ipojuca, como o Centro Municipal de Educação Profissional – CEMEP, e estamos retomando essa ação estratégica para preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Esse é o compromisso desta gestão”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, Pedro Peixoto, também falou sobre o compromisso da atual gestão municipal com a inserção e preparação da juventude ipojucana na atividade profissional. “Estamos prestigiando este evento tão importante. Só na nossa Secretaria temos sete jovens aprendizes e queremos ampliar esse número para outras pastas. Também vamos inserir pessoas com deficiência nesse processo, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a inclusão e a formação de mão de obra qualificada”, concluiu.

O Forap é formado por entidades como a Auditoria Fiscal do Trabalho, a Procuradoria do Trabalho e o Sistema S (Senai, Senac, Senat, Senar). A edição itinerante seguirá para outras regiões do estado, como o Agreste e o Sertão, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre empresas, órgãos públicos e entidades formadoras em todo o território pernambucano.

Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support