Gestores do Ipojuca desenvolvem práticas exitosas na área socioemocional através do projeto Raizen

A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Fundação Raizen e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) realizaram, nesta quinta-feira (07), a cerimônia de socialização das práticas exitosas do Programa Ativa Comunidade Escolar. A ação, articulada pela Diretoria de Gestão Educacional e a sua Gerência Educacional de Programas e Projetos, contou com a apresentação das práticas exitosas que integrantes da rede de ensino municipal aprenderam durante o ano de 2024. Na abertura, a participação da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca e de dança artística de estudantes da Escola Manuel Nogueira. A cerimônia aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca Centro, com a presença de professores, gestores e coordenadores do município.

Do primeiro semestre deste ano até a presente data, 10 escolas participaram do Projeto Raizen, que tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas e ampliar oportunidades de desenvolvimento dos estudantes, na área emocional. “Esse trabalho, que estamos mostrando aqui hoje, é a culminância de tudo o que fizemos lá atrás. Após identificar uma lacuna emotiva na rede dos professores e estudantes, encontramos no projeto Raizen a possibilidade para aplicar nos anos finais, em cinco escolas, no primeiro semestre, e cinco escolas no segundo, envolvendo 30 professores, práticas de tratamento e cura emocional. O aprendizado dessas práticas serviram também para que esses professores aplicassem em sala de aula as condutas que desenvolveram durante o projeto, tornando um ambiente mais fácil de lidar no dia a dia”, explicou o secretário de Educação, Francisco Amorim.

“Cheguei com o projeto na cidade do Ipojuca e me apaixonei. A experiência de ser professora é engrandecedora, porque a gente se faz no coração do outro. Desejo que vocês, professores daqui, também possam deixar essa marca nos estudantes de vocês, com acolhimento e respeito. Toda vez que pensarem em competência socioemocional, que olhar para cada estudante, lembrem-se que vocês também, um dia, já foram uma criança que precisou de cuidados”, relatou a coordenadora pedagógica da Raizen, Midiã Medeiros. Para a gestora adjunta da Escola Municipal Aderbal Jurema, Catiane Quele, participar do projeto foi bastante importante e necessário. “Saber lidar com as emoções, sentimentos e empatia é fundamental para que possamos realizar um trabalho educativo completo. O Raizen impactou a minha vida de maneira pessoal, me conscientizando que eu preciso cada vez mais desenvolver essas habilidades voltadas para essa área socioemocional para que a gente aprenda a conviver da melhor maneira possível com a comunidade, pais, estudantes e colegas de trabalho”, declarou.

Fotos: Marly Ribeiro

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