Dando continuidade às metas da atual gestão, o prefeito Carlos Santana lançou, nesta terça-feira (08), o projeto “Transformação Digital: do Zero ao Infinito”, uma iniciativa inovadora que visa modernizar a administração pública e aprimorar a oferta de serviços aos cidadãos ipojucanos.
A proposta tem como foco aumentar a eficiência e a transparência da gestão municipal, promovendo a integração de processos e o uso de tecnologias modernas para atender, com excelência, as demandas da população.
Durante a execução do projeto, serão aplicadas metodologias como o First Principles Thinking e ferramentas de gamificação (com base no framework Octalysis), além de técnicas de nudge, com o objetivo de fortalecer o engajamento dos servidores e consolidar uma cultura de alta produtividade e inovação. A ideia é antecipar necessidades da população e oferecer soluções de forma proativa.
“A nossa gestão tem investido fortemente na implementação de soluções que superem desafios históricos, como a fragmentação operacional, a burocracia e o uso ineficiente de recursos. O lançamento deste projeto é um marco e representa nosso compromisso com a Ipojuca do futuro”, afirmou o prefeito Carlos Santana.
Com duração de 12 meses, o plano de consultoria contempla diversas frentes para promover uma transformação digital abrangente. Entre as principais ações estão:
- Capacitação das equipes gestoras e da rede de transformação digital com foco em pensamento exponencial, inteligência artificial generativa, design thinking e ciências comportamentais;
- Criação do Cadastro Único Municipal;
- Realização de censo e clusterização dos serviços;
- Elaboração de instrumentos legais para institucionalizar a política de transformação digital, garantindo sua continuidade;
- Desenvolvimento de uma plataforma multicanal (web e aplicativos para iOS/Android) para centralizar o acesso aos serviços públicos, incluindo um módulo de digitalização “sem código” e disponibilização do código-fonte ao município.
Além disso, o projeto prevê a implementação de um sistema multiagente com integração via WhatsApp, permitindo atendimento automatizado e encaminhamento para equipes humanas. Também está prevista a criação de uma solução de inteligência artificial treinada com base na Carta de Serviços Municipal, que permitirá interações por texto e áudio, facilitando o suporte ao cidadão.
A iniciativa contempla ainda o desenvolvimento de soluções digitais integradas, promovendo a colaboração entre setores, assessoria jurídica especializada e um sistema de monitoramento e avaliação dos resultados alcançados.
Com o “Transformação Digital: do Zero ao Infinito”, Ipojuca caminha para um novo patamar de eficiência operacional e redução de custos. “Vamos promover uma verdadeira transformação cultural e organizacional, incentivando o engajamento dos servidores e melhorando o ambiente de trabalho. Isso beneficiará diretamente os cidadãos ipojucanos, com serviços mais ágeis, transparentes e adaptados às suas necessidades”, completou o prefeito.
Foto: Deyvid França