Ipojuca fortalece controle interno ao aderir a programas da Controladoria-Geral da União

A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), aderiu oficialmente a importantes programas e redes coordenados pela Controladoria-Geral da União (CGU), fortalecendo seu compromisso com a transparência, o controle social, a integridade e o combate à corrupção.

Entre as iniciativas integradas estão a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), o Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor), a Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedLAI), a plataforma Fala.BR — ferramenta integrada de ouvidoria e acesso à informação —, além do sistema eletrônico de Processos Administrativos Disciplinares (e-PAD).

A solenidade de adesão foi realizada nesta segunda-feira (07), na sede da Superintendência Regional da CGU em Pernambuco, com a presença do controlador-geral do Ipojuca, Rodrigo Brayner. Na ocasião, foram assinados os termos de adesão que representam um avanço significativo nas práticas de controle interno da administração municipal.

Com essa iniciativa, o município do Ipojuca passa a integrar uma rede nacional de boas práticas voltadas ao aprimoramento da gestão pública. A adesão ao Renouv e ao Procor permitirá o alinhamento estratégico entre a CGU e a CGM, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de metodologias e a atualização constante em relação às melhores práticas em ouvidoria, atividades correcionais e gestão da integridade.

Além de promover maior eficácia nos processos internos, as novas ferramentas contribuirão para o fortalecimento do controle institucional e social sobre os recursos públicos, ampliando a participação da população ipojucana na gestão municipal.

“O fortalecimento institucional, por meio da integração com redes de controle e transparência, é essencial para a construção de soluções colaborativas e eficazes, sempre em benefício da sociedade ipojucana”, destacou o controlador Rodrigo Brayner.

Brayner também ressaltou que a adesão representa um passo importante rumo à convergência normativa e conceitual, promovendo maior segurança jurídica às ações da administração pública municipal e contribuindo para o aprimoramento da gestão e da defesa dos direitos dos cidadãos.

Participaram da cerimônia a superintendente adjunta da CGU em Pernambuco, o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, Abelardo Jorge Lessa Lopes, o Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Deolindo Pedro de Aquino Filho, além das diretoras Stella de Deus, da área de Auditoria, Controle Social e Relações Institucionais, e Taísa Steter, da Diretoria de Racionalização, Governança e Orientação ao Gestor.

Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support