Prefeitura do Ipojuca divulga datas de defeso do caranguejo-uça

As capturas ilegais do caranguejo-uçá, bem como a comercialização neste período de defeso (reprodução), estão chegando e a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, faz um alerta à população que vive da pesca e captura do crustáceo. A ação contra a caça ao crustáceo conta também com o apoio da Agência Estadual do Meio Ambiente, CPRH e do Ibama, juntamente com a Unidade de Defesa Ambiental (UDA). Os períodos de proibição da captura vão de 12 a 17 de janeiro, 10 a 15 de fevereiro e 11 a 16 de março, as datas correspondem às fases de lua nova, que influencia diretamente na andada.

As datas escolhidas não foram à toa. Este é o período no qual os caranguejos machos e fêmeas saem das suas galerias (tocas). “A captura do caranguejo é facilitada quando saem em massa das tocas em busca de parceiros, fenômeno conhecido como “andada”. Com as proibições da Portaria, é possível garantir maior proteção para sobrevivência desses crustáceos e a reposição dos indivíduos na natureza. Por isso, todo o esforço nesta manutenção dos estoques pesqueiros se torna necessário”, relatou a presidente da AMMA, Sabrina Rodrigues.

O calendário está alinhado com a Portaria Nº 325, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para o ano de 2024, em função de os períodos estimados cientificamente coincidirem com as estimativas nacionais. A presidente também destacou que uma educação ambiental garante o futuro do ecossistema. “São nestes períodos de proibições que é garantida a sobrevivência dos caranguejos e a reposição dos mesmos na natureza, permitindo, assim, o equilíbrio do ecossistema e a recomposição natural da fauna”, frisou.

Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support