Profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura capturaram esta semana várias abelhas africanizadas no telhado de uma casa no Loteamento Antônio Dourado Neto, no centro de Ipojuca. De acordo com o órgão, nos três últimos meses foram executadas vinte operações de remoção de colmeias no município.
De acordo com a engenheira agrônoma, chefe do setor de apicultura, Selineide Bezerra, a captura de abelhas é feita com agendamento ou solicitação. “Em casos em que esteja ocorrendo ataque, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193, já que a legislação ambiental impede o extermínio de abelhas. O mesmo só é permitido em casos extremos, que coloque vidas em risco”, explicou a engenheira agrônoma.
Para a apreensão das abelhas, os profissionais utilizam técnicas que garatem a segurança dos moradores. “Eles utilizam o roupão de apicultor, um fumegador – que atrai as abelhas para perto da colmeia – e uma caixa. É nesta caixa que a abelha rainha é colocada, pois as operárias e os zangões acompanham o movimento dela”, detalha.
Todo enxame capturado é levado para o apiário, que é um local adequado para a criação e manejo das abelhas.
A Secretaria de Agricultura do Ipojuca pode ser acionada pelo telefone (81) 3551-2007.
Recomendação
A Secretaria Municipal de Agricultura orienta à população para evitar movimentos bruscos e excessivos ao perceber a presença de enxames. É preciso fazer silêncio, porque as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.
A intervenção humana, como atear fogo, usar inseticida ou derrubar as colmeias, além de perigoso, atrapalha a captura.
Veja como reagir ao ataque e picadas de abelhas
Um grande número de picadas de abelhas pode causar problemas em vários órgãos e até no coração. Isso porque o veneno é uma das toxinas mais potentes encontradas na natureza. Em pessoas alérgicas, pode até fechar as vias respiratórias. Em casos de grandes ataques, com mais de 500 picadas, por exemplo, a quantidade de veneno pode ser compatível ao ataque de uma serpente.
As abelhas geralmente picam quando se sentem ameaçadas, por isso, quando uma abelha está te rodeando, ficar parado é a melhor opção. E você sabe o que fazer se for picado? A primeira coisa é retirar o ferrão, mas não com a pinça e nada que esprema o ferrão. O ideal é algo que raspe, como régua, cartão de crédito, passar a unha. Depois, lavar o local com água e sabão. Se estiver com dor, compressas com agua e gelo e analgésico são indicados. Se inchar, procure um hospital.
Faça um comentário