O 1º Seminário Regional do Litoral Sul de Pernambuco sobre Alfabetização, Letramento e Avaliação da Aprendizagem foi realizado nesta terça-feira (10) no auditório baobá do Hotel Armação, localizado no loteamento Merepe II, na Praia de Porto de Galinhas. O evento – promovido pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania – contou com a participação de mais de quinhentos profissionais da Rede Municipal de Ensino, como professores, coordenadores, técnicos e assessores.
O Seminário também fez parte do Programa Integral de Desenvolvimento Profissional (PROGRIDE) e teve como objetivo refletir e dialogar sobre questões pedagógicas, políticas e científicas da alfabetização.
Participaram como palestrantes convidados a historiadora francesa Anne-Marie Chartier; o reitor da Universidade de Lisboa, em Portugal, Antônio Nóvoa; o professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Artur Morais; e a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jussara Hoffmann.
PROGRIDE
O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional (PROGRIDE) é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.
O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais.
Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.
Foto: Wilderson Pimentel / Secom
Faça um comentário