A Prefeitura Municipal do Ipojuca preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Guarda Municipal, instituído pela Lei 12.066 de 2009 e celebrado em 10 de outubro. A programação começou na manhã desta terça-feira com uma Missa em ação de graças, realizada no Santuário Santo Cristo, no centro, e a cerimônia de entrega dos certificados aos catorze novos agentes de vigilância patrimonial rural, aprovados no curso de formação do processo seletivo da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS).
Durante a solenidade de entrega de diplomas houve a apresentação da Banda Marcial Santa Cecília, além de uma marcha feita pelos Guardas Municipais e do ato de assinatura do projeto de Lei que estabelece a nova estrutura administrativa e funcional da SMDS e o novo estatuto da Guarda Municipal. O evento contou com a participação da prefeita do Ipojuca, Célia Sales, de sua vice, Patrícia de Leno, do secretário de defesa social, George do Rêgo Barros, do secretário de governo, Romero Sales, do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol – PE), Áureo Cisneiros, do comandante da Guarda Municipal do Ipojuca, Geneci Nascimento, do presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais (Sindguarda), François Barata – além de outras autoridades políticas e religiosas.
As celebrações do Dia Nacional da Guarda Municipal, em Ipojuca, ainda contaram com um culto evangélico, realizado no Clube Municipal do Ipojuca, no período da manhã – além de torneios esportivos e gincanas, realizadas no turno da tarde, no Estádio Municipal Doutor Antônio Dourado Neto. À noite, o Clube Municipal será palco das apresentações de artistas locais.
História da Guarda Municipal
Tratada como uma das instituições de segurança mais antigas no País, sua história está ligada ao Império e ao surgimento das forças policiais. A mais antiga registrada é a criação do Regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais, criado em 09 de junho de 1775, e da qual participou um personagem, digamos, conhecido: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira.
A data começou a ser celebrada em 1966, depois que o primeiro presidente do regime militar, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, instituiu o Dia da Guarda Civil pela lei Nº 5. 088, de 30 de agosto de 1966. Na Constituição de 1988, os municípios brasileiros tiveram a organização da guarda civil legitimada e assegurada pelo Artigo 144, cujo texto dá poder de constituição das guardas municipais para a proteção de bens e serviços.
A Guarda Municipal do Ipojuca completa em 2017 seus 22 anos. Hoje, a Guarda conta com 440 agentes efetivos.
Faça um comentário