Imprensa

Outubro Rosa: Prefeitura do Ipojuca promove ações de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama

Ramos Júnior / Tiago André Santos,
Foto: Wilderson Pimentel/Secom

 Para reforçar os cuidados e conscientizar as mulheres ipojucanas sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma série de ações ao longo de todo este mês, período em que é vivenciada a Campanha do Outubro Rosa. Na programação, palestras, aumento no número de exames, mobilização nas comunidades, entrega de material informativo e capacitação para profissionais de saúde.

 As atividades voltadas à campanha começaram nesta terça-feira (8), com o treinamento de 50 médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde e Policlínicas do município. A ação está sendo realizada no Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep), até às 16h.

 Também nesta terça, desde às 8h, iniciou a realização de exames de mamografia no ônibus do projeto “Amigo do Peito”. A primeira parada do veículo foi no Hospital Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó. Na sexta-feira (11), a ação será realizada na Policlínica Severina Teles, no centro de Ipojuca. No dia 17 de outubro, o ônibus estará estacionado próximo ao SPA (Serviço de Pronto Atendimento) de Serrambi. No dia 28, o projeto estará em Camela, perto da Policlínica. Na última parada, no dia 31 de outubro, o serviço oferecido pelo ônibus “Amigo do Peito” estará na Praia de Porto de Galinhas, próximo à Policlínica. Os atendimentos serão realizados sempre no período da manhã, e em cada um dos dias da ação serão ofertados 60 exames.

 Ainda dentro da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura promoverá mobilizações nas comunidades, incluindo aulas de dança. As ações, sempre a partir das 15h, ocorrerão na Academia da Saúde no centro de Ipojuca (10/10), na Praça de Camela (18/10) e na Praça do Skate, em Nossa Senhora do Ó (24/10).

 Ao longo do mês de outubro, também haverá mutirão com aumento da cota de exames de ultrassom de mama para pacientes com maior necessidade na clínica terceirizada Ultrarad, unidade que presta serviço à Prefeitura. Na programação há ainda realização de exames citopatológicos nas Unidades Saúde da Família.

 

Cadastre-se no WhatsApp oficial da Prefeitura do Ipojuca.

Clique AQUI e cadastre-se.