Imprensa

Programação especial comemora o Dia Internacional da Mulher em Ipojuca

Data é lembrada com várias atividades que serão realizadas a partir desta quinta-feira (8).

Ramos Júnior,
1º Seminário do Dia Internacional da Mulher (Foto: Marly Ribeiro/Secom)

 O Dia Internacional da Mulher é celebrado nesta quinta-feira (8). Ao longo do mês, em Ipojuca, secretarias e órgãos municipais vão realizar programação especial com palestras, atividades físicas e culturais, atendimentos dedicados à beleza e saúde da mulher. Confira:

1º Seminário do Dia Internacional da Mulher

 O encontro foi realizado nesta quinta no Hotel Marupiara, em Porto de Galinhas, e buscou discutir e refletir as principais dificuldades das mulheres hoje em dia. “A ideia é abrir debates para mostrar os problemas e buscar soluções para temas delicados relacionados a mulher”, diz Bianca Lacerda, secretária especial da Mulher do Ipojuca e organizadora do evento.

 A programação começou às 8h e contou com uma palestra sobre “A mulher e a lei”, ministrada pela delegada da Mulher do município do Cabo de Santo Agostinho, Ângela Patrícia Fernandes. Teve ainda um debate, conduzido pela psicóloga Marta Coutinho, sobre “A desconstrução do machismo e o direito das mulheres” – e uma roda de conversa com o objetivo de dar espaço as demandas das mulheres na luta por mais espaço na sociedade.

 O evento, abrilhantado pelo grupo de dança Alfaias de Porto, seguiu até às 17h e também contou com a presença da prefeita do município, Célia Sales, de sua vice, Patrícia de Leno, e de parte do secretariado do Ipojuca.

Caminhada do Dia Internacional da Mulher

 No Dia das Mulheres, houve uma caminhada promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. A concentração da caminhada foi na Avenida Francisco Alves de Souza, na frente da Caixa Econômica Federal, no centro de Ipojuca.

 Cerca de duzentos idosos matriculados no Programa “Idoso mais do que feliz” do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) participaram do evento. Com faixas e bolas rosas – simbolizando as mulheres – eles passaram pelas principais ruas do centro.

 Com o tema “Mulheres queridas são mulheres assistidas”, o evento ainda foi abrilhantado pelo grupo de teatro e dança Toadas do Ipojuca. A titular da pasta, Tânia Barros, e o coordenador do grupo de idosos, Augusto Carvalho, também participaram.

Secretaria de Saúde realiza programação pelo Dia Internacional da Mulher

 O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), será comemorado com uma série de atividades e eventos gratuitos, promovidos pela Secretaria de Saúde do Ipojuca, entre os dias 13 e 22 deste mês.

 A programação inclui palestras, rodas de diálogo, exames de mamografia, aferição de pressão arterial, teste de glicose, distribuição de preservativos, cálculo de índice de Massa Corporal (IMC) e testes de sífilis e HIV. O evento será realizado em diversos pontos do município, como Engenho Mercês e Usina Salgado.

 A ação será aberta ao público. Será das 8h às 13h.

Oficialização do Dia da Mulher

 O chamado “Dia Internacional da Mulher” só foi oficializado em 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou de “Ano Internacional da Mulher” para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

 O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam, já que os homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.

 Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de março, conforme é recomendado pelo governo – mas nem todas as empresas seguem essa prática.

 Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.

 Aqui, no Brasil, a data também é comemorada com reivindicações sobre igualdade social e protestos contra o aborto e a violência contra a mulher.

 

Clique no link e veja fotos do 1º Seminário do Dia Internacional da Mulher
https://www.facebook.com/PrefeituradoIpojucaOficial/posts/814309248757559

Clique no link e veja fotos da Caminhada do Dia Internacional da Mulher
https://www.facebook.com/PrefeituradoIpojucaOficial/posts/814310402090777

 

Cadastre-se no WhatsApp oficial da Prefeitura do Ipojuca.

Clique AQUI e cadastre-se.