11º Baile Municipal e Concurso de Fantasias abrem programação do carnaval do Ipojuca

Festa foi realizada na noite desta quinta-feira (8).

Concurso de Fantasias abre carnaval do Ipojuca (Foto: Marly Ribeiro/Secom)

O 11º Baile Municipal e Concurso de Fantasias abriram oficialmente o carnaval do Ipojuca, no Litoral Sul Pernambucano, na noite de quinta (8) e na madrugada desta sexta (9). O evento - promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Cultura - foi realizado no Clube Municipal da cidade, no centro. O espaço ficou lotado, durante a festa. Muita gente compareceu para reverenciar o frevo e brincar carnaval.

De acordo com os organizadores, os alimentos trocados por ingressos individuais serão destinados às paróquias da cidade.

O baile começou pouco depois das 21h. Primeiro, houve apresentações da Banda Marcial Santa Cecília e do Grupo de Teatro e Dança 'Toadas do Ipojuca', formado por idosos matriculados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Depois, teve o tradicional concurso de fantasias e a escolha do Rei e da Rainha do carnaval do Ipojuca 2018. O Concurso de Fantasias foi marcado pela criatividade, luxo e qualidade. Foram avaliadas as categorias de originalidade e luxo.

A Comissão Julgadora, composta por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público Municipal, avaliou os candidatos segundo os critérios expostos no regulamento do concurso. O campeão da fantasia luxo levou R$ 2 mil, enquanto o dono da melhor fantasia original ganhou R$ 1 mil. Já o Rei Momo e a Rainha do Carnaval receberam R$ 3 mil, cada.

A festa foi marcada por muito frevo. O evento contou com a presença da família de José Correia de Lacerda Filho (em memória), homenageado do carnaval deste ano, da prefeita Célia Sales que entregou a chave da cidade para o Rei e Rainha do carnaval, dos secretários municipais (entre eles o titular da pasta de Governo, Romero Sales) e de representantes da Câmara Municipal de Vereadores.

No salão, havia muita gente fantasiada. E a animação foi até o início da manhã desta sexta, com os últimos acordes do frevo. Passaram também pelo palco a Orquestra Novo Tempo, o grupo Patusco e o cantor Almir Rouche - intérprete de clássicos carnavalescos como "Voltei Recife", "É tanto amor" e "Siri na lata".

Confira o resultado do Concurso

Fantasia Originalidade

1º Lugar - Ronaldo José (Macaxeira)

Fantasia Luxo
1º - Lugar - José Marcelo (Babalú)

Rei Momo
1º - Lugar - José Ronaldo Silva

Rainha do Carnaval
1º - Lugar - Marcele Silva

O homenageado

Nascido no Engenho Aliança, Zona Rural do Ipojuca, José Correia de Lacerda Filho teve 42 anos dedicados ao carnaval do município. Empresário e vereador do Ipojuca por dez mandatos, “Zezito”, como era conhecido, foi considerado um dos precursores das festas carnavalescas do Ipojuca. No balneário de Porto de Galinhas, onde morava, ele fundou o bloco “Galinhas de Porto”, em 1990. Chegou também a integrar vários grupos de carnaval.

Aos 74 anos fundou a Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Fajolca), no centro de Ipojuca.

Zezito morreu em 2011, aos 86 anos.

Veja mais fotos do evento