Imprensa

Serviços garantem atendimentos aos ipojucanos durante carnaval

Ação envolve a participação de Secretarias Municipais.

Ramos Júnior,
A Secretaria Especial da Mulher vai reforçar o atendimento durante carnaval (Foto: Marly Ribeiro/Secom)

 As ações de carnaval da Prefeitura do Ipojuca começaram na manhã desta quinta-feira (8), com um mutirão de prevenção contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. As orientações foram passadas em pontos estratégicos do centro e contou com a distribuição de pelo menos 3 mil preservativos.

 As ações de carnaval seguem até o período pós-feriado e mobilizarão profissionais de diversas Secretarias Municipais.

 Com o tema "Violência contra a mulher não é fantasia", a Secretaria Especial da Mulher do Ipojuca vai reforçar o atendimento a vítimas de violência no carnaval. O Centro de Referência Dona Amarina vai funcionar das 8h às 16h, da segunda (12) até a quinta (15), e das 8h às 15h, na sexta, dia 16.

 O Serviço de prevenção e enfrentamento a violência funcionará com assistência 24 horas da Patrulha Maria da Penha. As equipes estarão engajadas nas intervenções e orientações ao público.

 Durante a programação dos blocos de ruas, servidores da pasta também oferecerão orientações aos foliões.

 A Secretaria Especial da Mulher e a Secretaria Especial da Juventude informam que farão panfletagens sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), na manhã desta sexta (9), na Praia de Porto de Galinhas. Haverá também distribuição de leques e materiais educativos sobre violência contra a mulher.

 Em relação à Saúde, a Secretaria Municipal informou que um estande de apoio, com uma equipe completa de profissionais, será montado no Clube Municipal do Ipojuca para orientações, distribuição de preservativos e atendimentos médicos, durante o baile municipal, na noite desta quinta-feira (8).

 A programação do Projeto 'Todos pela Praia' continua a todo vapor durante o carnaval. Em Porto de Galinhas, haverá aulas de Zumba, atividades de ginástica funcional, orientações sobre o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, proteção da radiação solar e alimentação saudável - além de diversos serviços de saúde, como aferição de pressão e glicemia capilar.

 Equipes da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental estarão em todo o período de carnaval realizando ações de inspeção, orientação, fiscalização e educação em saúde para barraqueiros, ambulantes e profissionais da rede hoteleira e restaurantes.

 Serviços de prevenção de DST´s serão oferecidos, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante a programação dos blocos de rua.

 As informações da Secretaria de Defesa Social do Ipojuca são que o efetivo para o carnaval será de 862 guardas municipais, 285 agentes de trânsito, 120 profissionais da Defesa Civil e 72 bombeiros.

 Já a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Municipais informou que por dia, durante o carnaval, pelo menos cinquenta garis estarão de plantão para garantir a limpeza pública, e que dois carros-pipa, com água e essência de eucalipto, serão utilizados para ajudar na limpeza e preparar as ruas para os foliões.

 

Cadastre-se no WhatsApp oficial da Prefeitura do Ipojuca.

Clique AQUI e cadastre-se.