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Ouvidoria da Saúde conclui 969 atendimentos entre maio e dezembro de 2017

Objetivo é sempre oferecer respostas aos questionamentos do público.

Ramos Júnior,
Ouvidoria da Saúde é um canal entre o cidadão e a gestão pública de saúde (Foto: Marly Ribeiro/Secom)

 Entre maio e dezembro de 2017, a Ouvidoria Geral da Saúde da Prefeitura do Ipojuca acompanhou e concluiu 969 manifestações feitas pelos munícipes. Em comparação com o mesmo período de 2016, houve um aumento de 212, 69% na demanda, quando a quantidade de registros chegou a 303. Esse aumento expressivo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é fruto da intensa divulgação desse canal de comunicação democrático, reflexo também de uma política de transparência adotada pela Administração Municipal e da postura de aprimorar o atendimento, buscando sempre oferecer respostas aos questionamentos do público.

 A Ouvidoria da Saúde é um canal democrático de articulação entre o cidadão, que exerce o seu papel no controle social, e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados via Sistema Único de Saúde (SUS).

 Por meio da ouvidoria, é possível denunciar (indicar indício ou irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde), reclamar (relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento), solicitar (requerer atendimento ou ter acesso às ações e aos serviços de saúde), perguntar (instrução ou ensinamento relacionado à saúde), elogiar (demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pela Rede Municipal de Saúde) e sugerir (propor ação considerada útil à melhoria do sistema de saúde).


Fazendo o pedido

 Ao fazer uma solicitação à Ouvidoria da Saúde não é preciso se identificar, necessariamente. O pedido pode ser feito por telefone (0800 281 5161) ou pessoalmente (Secretaria Municipal de Saúde – Complexo Educacional do Ipojuca – Km 19 da Rodovia PE 60, centro).

 Feita a manifestação (reclamação), o técnico da Ouvidoria da Saúde, primeiramente, acolhe o cidadão e analisa o teor, registrando-o para encaminhamento ao setor responsável, com um prazo estabelecido de resposta ao munícipe. É feito o acompanhamento dessa demanda e o setor competente envia depois a resposta para a ouvidoria da saúde que, por fim, conclui dando retorno ao cidadão.

Transparência

 O objetivo do Governo Municipal é sempre ampliar os canais de comunicação da Prefeitura com a população, reforçando as medidas de transparência de todos os atos administrativos. Neste caso, a Ouvidoria da Saúde é um dos setores que garantem acompanhamento e fiscalização dos processos e que tem garantido maior transparência no processo e qualidade dos serviços prestados.

 

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