Imprensa

Salva-vidas do Ipojuca se destacam no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Competição foi realizada no final de semana, em João Pessoa, PB.

Ramos Júnior,
Equipe Ipojucana fez bonito em João Pessoa, PB (Foto: divulgação)

 Profissionais do Serviço de Salvamento Marítimo (Salvamar) do Ipojuca – que fazem parte da Secretaria Municipal de Defesa Social – fizeram bonito no final de semana, em João Pessoa, na Paraíba, durante o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático. Ao todo, a equipe formada por 15 salva-vidas, voltou para Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, com 13 medalhas: 10 de ouro e 3 de prata.

 Mais de 350 atletas de 16 Estados do país participaram da competição, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. O campeonato foi dividido em 15 categorias, de acordo com a faixa etária. O melhor atleta de cada uma delas, quer dizer, que somou o maior número de pontos, recebeu o título de ‘guarda-vidas de ferro’.

 A equipe do Ipojuca fez parte da Delegação de Pernambuco e foi coordenada pelo chefe de equipe Jorge Cavani, pelo coordenador da Unidade de Treinamento Físico, Carlos Albino, e pelos treinadores Alexandre Ferreira e Wilson Sobrinho.

 

A competição

 O campeonato é composto por diversas etapas. No primeiro dia, os participantes passaram pelas provas de piscina, na Vila Olímpica Parahyba, na Capital, competindo nos 50 metros reboque do manequim, 100 metros reboque do manequim com nadadeira e o revezamento 4x25 com manequim e o 4x50 Medley.

 No segundo dia, o desempenho dos atletas foi avaliado por meio da etapa de praia, no Cabo Branco, com a corrida a nadadeira, resgate com pranchão, resgate com rescue tube e mais o aquathlon. Este último consiste em mil metros de corrida na areia, mais mil metros de natação no mar e mil metros novamente de corrida na areia.

 

Veja lista de ipojucanos premiados

  • Fernanda Leite (1 ouro na categoria salvamento com prançhão, 1 ouro na categoria salvamento com rescue, 1 ouro na categoria aquathlon e 1 prata na categoria open 4x50 medley)
  • Ana Paula (1 ouro na categoria salvamento com pranchão, 1 ouro na categoria salvamento com rescue e 1 ouro na categoria corrida com nadadeira)
  • Enio Chalaça (1 ouro na categoria salvamento com pranchão)
  • Reginaldo Nascimento (1 ouro na categoria salvamento com rescue e 1 ouro na categoria salvamento com pranchão)
  • José Gilberto (1 ouro na categoria salvamento com rescue)
  • Raul Clebson (1 prata na categoria salvamento com pranchão)
  • Leonardo Santos (1 prata na categoria salvamento com pranchão)