Imprensa

Maio é mês de campanha de vacinação contra a febre aftosa

Campanha segue até 31 de Maio. Em Ipojuca, cerca de 1700 bovinos devem ser vacinados.

Ramos Júnior,
Foto: SEAGRI

 Começou no mês de maio a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em Pernambuco. Em Ipojuca, no Litoral Sul, cerca de 1700 bovinos devem ser vacinados.

 De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, o objetivo é imunizar 100% do rebanho existente. A Secretaria atende cerca de 230 produtores, distribuídos em 42 engenhos do município. Em Pernambuco este número é mais de 99 mil.

 Os médios e grandes produtores devem comprar as vacinas nas casas agropecuárias credenciadas. O frasco com 10 doses custa, em média, R$ 22,50. A prefeitura oferece vacinação gratuita para os pequenos produtores. Além de vacinar o rebanho, os criadores deverão fazer a declaração de vacinação com técnicos credenciados na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro).

 A primeira etapa da vacinação segue até o final de maio, dia 31. O produtor que não vacinar ou não declarar a vacinação junto à Adagro ficará impedido, por exemplo, de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e ainda deverá pagar multa.

 

 

Dicas para a vacinação


Compre as vacinas em lojas registradas
Verifique se as vacinas possuem o selo de garantia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e se elas estão na temperatura correta, entre 2° e 8ºC.
Transporte as vacinas em caixa de isopor com três partes de gelo para uma parte da vacina
Lacre a caixa de isopor com fita adesiva
Mantenha a vacina bem refrigerada até o momento da aplicação
Reúna todo o gado nas horas mais frescas do dia
Vacine somente bovinos e bubalinos de todas as idades
Mantenha a seringa e o frasco em uso na caixa de isopor durante a vacinação